Noticias

 

Folhas de Terminalia catappa 
Data: 2012-02-01
 

Catappa 12 folhas €7.75

Um dos segredos da qualidade da água dos grandes criadores de peixes e invertebrados é exatamente a folha da Terminalia catappa. A T. catappa é uma alternativa reconhecida ao uso de antibióticos.
Entre outras qualidades que podem ser encontradas nestas folhas estão:

Estimulante da reprodução; Alto poder antifúngico; Alto poder antibactericida; Alto poder antiparasiticida; Intensificação das cores dos peixes e invertebrados; Melhoraria da saúde geral dos peixes e invertebrados; Baixa o PH; Simular condições de águas escuras (Black Water).

As folhas secas da Terminalia catappa são amplamente utilizadas por criadores de Bettas; Invertebrados, Discos e demais peixes de água ácida principalmente, no entando é fácil encontrar referência de uso com diversas outras espécies como Rásboras, por exemplo. As folhas são usadas secas dentro do compartimento de filtragem, local de grande circulação de água na proporção de 1 folha para cada 56L mais ou menos.

Efeitos esperados
Espera-se que os peixes reajam exibindo todo seu vigor, tenha baixa suscetibilidade a infecções e tenham suas cores intensificadas, estes são os efeitos gerais associados ao uso das folhas. Na reprodução é esperada diminuição e até ausência de ovos fungados (ovos brancos) bem como um aumento no número de alevinos sobreviventes aos primeiros dias.

Modo de Uso
Cada folha pode tratar até 56L (10G) de água. Simplesmente coloque a folha inteira no seu aquário ou qualquer recipiente com água e a deixe lá por pelo menos 5 dias ou até 10 dias para obter melhores resultados. A água irá gradualmente tornar-se cor de chá nos dias subsequentes, primeiro uma cor suave intensificando com o decorrer da aplicação. Se você tem um recipiente com menos de 56L pode-se aplicar as folhas em separado e ir diluindo a solução no recipiente que se quer tratar, mas pode-se ainda diminuir a proporção das folhas em relação ao conteúdo do recipiente.
As folhas devem ser removidas após 10 dias de uso visto que todas as suas propriedades benéficas como o ácido taninico já foram libertadas no tanque.
Para pequenos recipientes, como betteiras de criação, pode-se usar um recorte da folha de uns 3.5 a 7cm2 adicionado diretamente ao recipient deixando-o lá por pelo menos 3 dias ou cinco para melhores resultados. O tratamento da água com as folhas da Terminalia catappa diminuem a necessidade de trocas desses recipientes de várias em uma semana para uma por semana, mesmo assim não deve-se deixar de fazer trocas.

Saco com 12 Folhas Grandes de produção biologica totalmente livre de pesticidas ou químicos